União Europeia

 

Hoje, dia 9 de Maio, comemora-se o Dia da Europa.

Este dia tornou-se um símbolo europeu, juntamente com a Bandeira, o Hino, a Divisa e o Euro, símbolos estes cujo significado é destacar a identidade política da União Europeia.

Note-se que a Bandeira (azul, com doze estrelas douradas dispostas em círculo) está permanentemente içada nas instituições europeias. Foi adoptada pelo Conselho da Europa, contudo não é um símbolo de soberania (como acontece com as Bandeiras Nacionais) mas a expressão de uma união de Estados. Como tal, não é hasteada individualmente em nenhum dos Estados Membros, mas sim em conjunto com as respectivas Bandeiras Nacionais.

Quanto ao Hino, resulta da composição musical “Ode à Alegria”, prelúdio da Nona Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, tendo sido adoptado como Hino Oficial em 1985, pelos Chefes de Estado e de Governo dos países da UE. O Hino deve ser interpretado no âmbito de cerimónias da União Europeia.

A Divisa é “Unida na diversidade”, cujo significado é realçar a união dos europeus em prol da paz e da prosperidade, apesar da multiplicidade de culturas e línguas.

Cristina Fernandes