Imagem Masculina: “business casual”

 

O uso masculino de fato e camisa mas sem gravata é uma tendência que se tem vindo, gradualmente, a consolidar. Acontece sobretudo nos países de clima tropical e, entre nós, no Verão.

Com efeito, a gravata parece estar a cair em desuso ou, melhor, a ser reservada apenas para situações de grande formalidade, não sendo raro ver-se, mesmo em ambiente urbano e profissional, os homens a usarem fato e camisa, sem gravata.

Esta tendência, muito aplaudida pelo sexo masculino, insere-se no “dress code” internacionalmente designado como “business casual”, que consiste no uso de fato (preferencialmente escuro) e camisa (clássica, de mangas compridas), sapato escuro a condizer (ténis excluídos…) e acessórios clássicos (cinto, relógio, eventualmente até botões de punho).

Refira-se, a este propósito, que em alguns países como, por exemplo, no Japão, esta medida (denominada “Super Cool Biz”) foi mesmo oficialmente implementada no Parlamento, como forma de contribuir para a redução do consumo de energia em ar condicionado o que, numa sociedade tão tradicional como a Japonesa, mais do que uma mudança de camisa (da de mangas compridas para a de mangas curtas) e o abandono da gravata, consiste numa significativa mudança de hábitos e de estilo. Também, neste âmbito, em Portugal, como é sabido e foi na altura amplamente divulgado pelos meios de comunicação social, esta já e uma prática corrente mesmo na administração pública.

O importante – como em tudo na vida – é recorrer ao bom senso para decidir quando usar e não usar a dita gravata e, acima de tudo, não confundir conceitos: dispensar a gravata não é sinónimo de uma imagem descuidada e totalmente informal, muito pelo contrário. Um fato clássico usado com uma camisa clara de boa qualidade, mesmo sem gravata, pode transmitir uma imagem muito positiva e elegante.

No entanto, por via das dúvidas, não corra para o seu roupeiro a desfazer-se de todas as gravatas… Afinal, nestas matérias, como em tantas outras, nada é definitivo!

 

Cristina Fernandes