Maximizar a aplicabilidade do Protocolo Empresarial

As regras e preceitos de Protocolo Empresarial e Etiqueta Profissional regulam amplamente os aspectos da interacção entre os profissionais de uma organização, e entre essa organização e os seus diversos públicos.

Algumas das áreas de aplicabilidade do Protocolo Empresarial, além da organização de eventos, são as seguintes:

Com o público externo:

Marca pessoal: tudo o que fazemos tem reflexos na percepção que os demais têm acerca do nosso comportamento e, consequentemente, reflexos sobre a imagem corporativa da organização que representamos. O Protocolo Empresarial deve, inequivocamente, regular a comunicação interpessoal.

Relacionamento com Clientes: a melhor forma de relacionamento com um Cliente (e não só!) é tratá-lo com respeito e consideração, percebendo a sua motivação para concretizar determinada transação comercial. Sem estes factores, dificilmente se conseguirá obter um retorno positivo e a tão desejada fidelidade ao produto ou serviço.

Com o público interno:

Compromisso/Empenho: os bons modos e o apreço pelos demais geram um clima que contribui para um melhor desempenho das equipas.

Trabalho em equipa: o cumprimento das normas de civilidade e dos preceitos de uma correcta  interacção social contribui para a coesão das equipas e, portanto, para propiciar uma maior produtividade.

Cristina Fernandes