A importância da imagem feminina em contexto profissional

 

A questão da imagem profissional assenta num pressuposto valiosíssimo – a importância de transmitir uma mensagem de credibilidade que facilite o processo de conquista de confiança. Garantir a obtenção do respeito dos interlocutores e, consequentemente, ganhar essa reputação, passa não só pelo sólido conhecimento técnico e pela clara e efectiva linguagem verbal mas também, e muitíssimo, pela linguagem não-verbal.

No âmbito da linguagem não verbal, o vestuário assume uma importância infinda.

O impacto da presença visual feminina no universo profissional é muito importante e os julgamentos dos demais são claramente mais duros. Se uma mulher segue a moda, é encarada como “fashion”; se não a segue, é antiquada; se cuida muito da sua aparência, é fútil; se não se cuida, é desalinhada. O difícil, como em tudo, é atingir um equilíbrio. Até porque, as fronteiras estão, cada vez mais, esbatidas…

No entanto, não raramente se verifica que a mulher boicota a sua própria imagem, nomeadamente quando recorre a um código de vestuário pouco profissional e desadequado às circunstâncias que, de imediato, a descredibiliza na arena profissional e negocial.

Entende-se por estilo pessoal o conjunto de elementos que compõem o vestuário, bem como, genericamente, a apresentação do cabelo e da maquilhagem. Este estilo deve estar em total consonância com os seguintes factores: tipo físico, idade, cultura, gosto e estilo de vida e, por último, mas não menos importante, com a mensagem que se pretenda transmitir.

No vestuário, propriamente dito, devem ser considerados os seguintes factores: harmonia de cores, padrões, texturas e formas. Para acertar, a mulher deve identificar o seu tipo de silhueta. O estilo de uma mulher enquadrada no universo profissional multicultural deve ser tradicional e contemporâneo. Os estilos feminino, criativo, romântico são desaconselháveis em ambientes profissionais formais, sob pena de transmitirem mensagens incoerentes face às circunstâncias.

O estilo clássico transmite uma mensagem de autoridade, credibilidade, respeito e é intemporal. Privilegia roupas funcionais de linhas estruturadas, de corte impecável e de cores discretas, tendo os acessórios um papel fundamental.

O estilo contemporâneo transmite uma mensagem de refinamento, segurança e cultura. Privilegia roupas coordenáveis, utilização de acessórios, linhas simples e cores discretas como bege, cinza, preto, marinho.

O reconhecimento do formato de rosto permitirá definir o corte de cabelo e o tipo de maquilhagem que, em qualquer caso, serão sempre baseados no bom gosto e na discrição.

O universo profissional tem vindo, nas últimas décadas, a passar por um processo de feminização que se verifica:

  • Pelo aumento das mulheres no mercado de trabalho;
  • Pelo ingresso de mulheres em áreas anteriormente monopolizadas por homens;
  • Pela própria modificação do universo laboral para o adequar melhor à presença de ambos os géneros.

 

Todavia, independentemente do ramo de actividade ou do mercado, continua a ser mais difícil para as mulheres chegarem ao topo – a dominação masculina ainda é uma realidade.

Também por esta razão, importância da imagem feminina em contexto profissional não é negligenciável.

Cristina Fernandes