Cristina Fernandes (1967), Lisboa. 

No mercado de trabalho desde 1985, integrou organizações em diversos setores de atividade (hotelaria, comércio de produtos de luxo, trading, construção civil, instituição religiosa) inicialmente no Brasil e, desde 1988, em Portugal. Exerceu funções, sobretudo, no âmbito do secretariado, da comunicação, da organização de eventos e protocolo, tendo permanecido num grande grupo empresarial durante 22 anos.

Desde 2012, desenvolve projetos de consultoria e formação em instituições públicas e organizações privadas, em Portugal, Angola e Brasil. Detém significativa experiência com Formandos não só Portugueses como, também, provenientes dos países integrantes da CPLP (designadamente Angola, Brasil, Moçambique e Timor). É formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP/Portugal). Dos diversos trabalhos de consultoria, destaque para a responsabilidade, no Santuário de Fátima, em maio de 2017, pelo protocolo da visita do Papa Francisco.

Entre setembro de 2017 e agosto de 2019, foi Diretora do Departamento de Hospedagem no Santuário de Fátima.

É Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tem duas Pós-Graduações pelo ISLA | Campus Lisboa (em Assessoria Empresarial, e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos), uma Especialização pela Escola Internacional de Protocolo de Madrid (em Protocolo e Cerimonial), uma licenciatura pela UAL (em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses) e um Bacharelato pela European Secretarial Academy (em Secretariado), além de formação em Protocolo e Imagem, obtida em Espanha, na Bélgica e no Brasil.

É autora do livro “Manual de Protocolo Empresarial”, editado pela Universidade Católica Editora, em outubro de 2014 (1ª edição) e maio de 2016 (2ª edição).

Colabora regularmente com a imprensa nacional escrevendo sobre protocolo, etiqueta e organização de eventos.