Cristina Fernandes (1967), Lisboa. Mãe da Catarina (1994).

No mercado de trabalho desde 1985, integrei empresas em diversos setores de atividade (hotelaria, comércio de produtos de luxo, trading, construção civil) inicialmente no Brasil e, desde 1988, em Portugal. Exerci funções sobretudo no âmbito do secretariado, da comunicação e da organização de eventos, tendo permanecido num grande grupo empresarial durante 22 anos.

Desde 2011, desenvolvo projetos de consultoria e formação em instituições públicas e organizações privadas, em Portugal, Angola e Brasil. Detenho significativa experiência com Formandos não só Portugueses como, também, provenientes dos países integrantes da CPLP (designadamente Angola, Brasil, Moçambique e Timor). Sou formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP/Portugal).

Além do trabalho, o estudo e a investigação são as atividades nas quais me empenho desde sempre. À minha formação académica e profissional tenho dedicado uma parcela muito significativa do meu tempo e dos meus recursos. O Protocolo surgiu em 2002 e, desde então, tornou-se um tema que se foi impondo na minha vida e se transformou numa atividade profissional apaixonante.

Colaboro regularmente com meios de comunicação social, escrevendo sobre Protocolo e Etiqueta. Participo periodicamente, como oradora, em congressos nacionais e internacionais. Sou autora do livro “Manual de Protocolo Empresarial”, publicado em outubro de 2014 pela “Universidade Católica Editora”.

Pessoalmente, aprecio a boa educação, a diplomacia, o pragmatismo, a organização, a segurança, a cultura e o conhecimento. Tenho dificuldade em conviver com a grosseria, com a ausência de valores e ordem, com a crueldade. Viajo sempre que posso, quer para encontrar a família (São Paulo e Roma), quer para trabalhar (Luanda e São Paulo), quer para, simplesmente, observar, descobrir e me encantar com o mundo.

Tento, diariamente, fazer mais e melhor, sempre em rigorosa consonância com os valores e princípios em que acredito.